Suporte a Campanha

 

1. A ideia certa na plataforma ideal

Com o crescimento do financiamento coletivo, cada vez mais pessoas buscam no crowdfunding uma alternativa para tirar as suas ideias e projetos do papel.

Nossa plataforma busca levar a sua campanha para o público de forma estável, prático e fácil de acessar, além de oferecer bons negócios através da integração com os ambientes B2B e B2C.

2. Faça um planejamento

Para iniciar uma campanha em um site de crowdfunding, primeiro você precisa calcular o valor necessário para viabilizar o seu projeto e, então, estabelecer a meta de arrecadação. Estude o custo de cada etapa, avalie se será necessário comprar equipamentos, se o dinheiro será usado somente para bancar o lançamento… Coloque tudo na ponta do lápis. Afinal, você não vai querer mudar as informações durante a campanha – a não ser que surja algum imprevisto.

3. Apresente-se!

Para conquistar a atenção do público, é importante fornecer todas os dados possíveis sobre o que você pretende desenvolver (de forma clara e objetiva) e, também, sobre quem está por trás do projeto. Assim, os apoiadores podem se identificar tanto com o produto ou serviço anunciado quanto com a sua história e experiência. Não precisa ser nada formal – um link para antigos trabalhos e a motivação para começar um novo de forma independente já ajuda a despertar o interesse.

4. Explore as redes

Se a campanha é online, é na internet que você vai disseminá-la. E quanto maior o número de pessoas você conseguir atingir no tempo determinado para receber as doações, melhor! Mas não basta criar a página da campanha ou contar apenas com a ajuda dos seus amigos no Facebook – você precisa se empenhar na divulgação. Determine seu público-alvo e vá até ele: procure as redes sociais e a linguagem que ele utiliza, investindo em postagens diversificadas para espalhar a sua ideia.

5. Preste atenção na propaganda 

Cuidado com o que você escreve e como isso se traduz na comunicação com o público-alvo. Procure não falar muito sobre o dinheiro da campanha, mas sim sobre a importância e os benefícios da sua criação. Ao invés de frases como “Doe 10 reais para minha campanha”, prefira “Conheça meu projeto e contribua” – sempre com um link direcionando para a plataforma, onde um possível colaborador saberá mais sobre suas metas e necessidades para, enfim, realizar uma doação se tiver interesse.

6. Atualize-se sempre

A internet é rápida e assim também deverá ser o seu trabalho. Sempre que algum assunto que tem a ver com o que você está planejando se tornar viral, meme ou causar algum tipo de discussão nas redes, aproveite o momento e fale sobre o seu projeto, dê informações interessantes sobre sua experiência e pesquisa.

7. E atualize seu público

Quem investir dinheiro na sua campanha com certeza vai querer saber mais sobre o desenrolar do projeto. Use as redes sociais que utiliza para manter contato com quem torce por você e dê a eles um feedback ao menos semanal. Pode ser uma foto de um dia de trabalho ou um textinho rápido explicando em que pé estão as coisas. Se estiver sem novidades, reporte isso também, pois esse pode ser outro gancho para pedir que mais pessoas compartilhem a sua ideia em busca de novos colaboradores. Sempre sem desânimo!

8. Não abandone seus financiadores

Assim como é importante dar um feedback durante o trabalho, seus investidores precisam saber, claro, qual foi o desfecho da sua jornada no empreendedorismo, se você alcançou sua meta, quando será o lançamento… E agradecer àqueles que contribuíram para tornar sua ideia realidade é o mínimo que você pode oferecer.

 9. Recompensas

Dizer “obrigado” é o mínimo mesmo que você pode fazer, pois outra sugestão para o pós-campanha é presentear! Recompensar as pessoas que ajudaram a financiar o seu plano é uma ótima estratégia para mostrar o seu produto pronto e, ainda, para manter os apoiadores fiéis. Isso  é obrigatório , mande cópias do seu livro ou filme quando estiver finalizado, dê um vale-presente para gastar na sua loja quando ela estiver funcionando… A pessoa vai adorar, pois vai se sentir parte da realização do seu projeto e ver que sua contribuição valeu a pena!

Equipe Juntar Juntos – Because together we are strong!